sexta-feira, 8 de novembro de 2024

PESQUISADORES DO NID ODITT REALIZARÃO PALESTRA EM EVENTO NO CHILE

Na próxima semana, os pesquisadores do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin e Dra. Laura Rudzewicz realizarão uma palestra intitulada Experiencias de investigación y puesta en valor para Parques Naturales y Geoparques de la Unesco en Río  Grande do Sul, Brazil durante o evento  II Seminário Y Encuentro Científico Cultural para la valorización de la Reserva de Biosfera Laguna San Rafael y El Guayaneco, que ocorrerá em Cochrane, Chile entre 14 e 16 de novembro. 

Essa atividade será realizada durante a missão acadêmica do projeto "Potencialidades e Condições para o desenvolvimento do Turismo Científico no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul", financiado pelo Edital Universal CNPQ 2023 (Chamada n° 10/2023), que ocorrerá na Região de Aysén, Chile,  entre 11 e 22 de novembro, contando com o apoio do Centro de Investigación en Ecosistema de La Patagônia (CIEP).


FONTE: DIVIULGAÇÃO DO EVENTO (2024)


PALESTRA NO 2º SEMINÁRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DA REDE TRILHAS

No próximo dia 14 de novembro, às 14hs e 30m, o coordenador do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin, realizará, de maneira remota, a palestra "Turismo Científico como catalizador de Conhecimento e Aprendizado" no 2º Seminário Técnico-Científico da Rede Trilhas, atividade integrante da programação do Congresso Brasileiro de Trilhas. 

Nesse momento, fará a abertura do 2º bloco do evento, focado em Turismo Científico. Durante todo o dia, diversos painéis abordarão esse conceito e também o de Ciência Cidadã, conectando-o com a politica pública nacional da Rede Trilhas. Maiores informações sobre o evento estão disponíveis no seguinte link. 

FONTE: Rede Trilhas (2024)

COORDENADOR DO NID ODITT PALESTRARÁ NO 2º ENCUENTRO DE INVESTIGADORES DE TURISMO CIENTÍFICO DE ARGENTINA

Na próxima semana, no dia 12 de novembro, o Coordenador do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin, realizará uma palestra on line no evento 2º Encuentro de Investigadores de Turismo Científico de Argentina. Nesse evento abordará o tema "Turismo científico: realidade y perspectivas, reflexiones a partir de ejemplos de Brasil".  

Para conhecer mais sobre o evento, basta acessar o link. 

FONTE: DIVULGAÇÃO DO EVENTO (2024)


PESQUISADORES DO NID ODITT APRESENTAM TRABALHO EM CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOPARQUES

'Os pesquisadores do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin e Dra. Laura Rudzewicz estão participando entre os dias 7 e 9 de novembro da 7ª Conferência Latinoamericana de Geoparques UNESCO que está sendo realizada em Torres, RS. 

Entre outras atividades do evento destaca-se a apresentação, pelos pesquisadores, do trabalho Potencialidades para o desenvolvimento do Turismo Científico no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Essa ação, integra o projeto "Potencialidades e Condições para o desenvolvimento do Turismo Científico no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul", financiado pelo Edital Universal CNPQ 2023 (Chamada n° 10/2023), o qual prosseguirá já na semana seguinte com uma missão científica na Região de Aysén, Chile. 

REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

FONTE: DIVULGAÇÃO NID ODITT (2024)

terça-feira, 15 de outubro de 2024

DISPONIBILIZADO VÍDEO DO RESEARCH TALKS SOBRE TURISMO CIENTÍFICO

Já está disponível no Canal do Youtube da UCS o vídeo da apresentação realizada pelo Dr. Michel Bregolin sobre o projeto "Turismo Científico (TC): Potencialidades e condicionantes no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC), aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Edital Universal 2023.  Para assistir basta clicar na imagem a seguir. 

RESEARCH TALKS SOBRE TURISMO CIENTÍFICO

FONTE: UCS (2024)


terça-feira, 8 de outubro de 2024

COORDENADOR DO NID ODITT PARTICIPA DE MESAS DE DTIS E OBSERVATÓRIOS NA RBOT

O Coordenador do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin, representou o núcleo em duas importantes mesas realizadas durante o XXI Seminário ANPTUR, ocorrido entre 2 e 4 de Outubro de 2024, na USP Leste. 

Na primeira mesa, promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), teve a oportunidade de apresentar toda a trajetória institucional que destaca a UCS nacional e internacionalmente nessa área e que passa a ter uma nova fase de visibilidade com a entrada em operação do Observatório do Turismo da Serra Gaúcha, prevista para ocorrer neste semestre. 

Já na segunda mesa, promovida Red Turismo Cyted, foi convidado a abordar o tema dos Observatórios de Turismo e Sistema de Informação contexto da implantação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) na América Latina. Ambos os convites, realizados por redes referenciais na área, reforçam o reconhecimento das ações de pesquisa realizadas pelo núcleo sobre Observatórios de Turismo. 

MESA RBOT


CRÉDITOS: MARLEI MECCA (2024)

MESA DTIS

CRÉDITOS: CARLOS SILVEIRA (2024)

CRÉDITO: ALEXANDRE BIZ (2024)










terça-feira, 1 de outubro de 2024

PESQUISADORES JRS COM 3 TRABALHOS NA ANPTUR VINCULADOS AO NID ODITT

Alunos com atuação voluntária junto ao NID ODITT farão a apresentação de três trabalhos durante o XXI Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). As pesquisas abordam temas de grande relevância para a área, contemplando a gestão de destinos turísticos e a contribuição dos observatórios para o desenvolvimento do setor. 

Um dos trabalho intitula-se "Classificação dos Observatórios de Turismo (OTURs) brasileiros em Gerações de Desenvolvimento Baseado em Conhecimento (DBC)", elaborado por Michel Bregolin, José Vitor Fontoura Brandolt da Rocha, Lenita Luzia de Mattos e Thalia Ferreira Alves. Este trabalho será apresentado no dia 3 de outubro presencialmente pelo Coordenador do NID ODITT, professor Dr. Michel Bregolin, .no GT "Temas Emergentes".  Já os outros dois trabalhos serão apresentados on line no dia 4 de outubro. O primeiro deles está intitulado "Panorama das publicações sobre efeitos das concessões de serviços de uso público em Unidades de Conservação Federais" e tem autoria de Verônica Reisdörfer Büttner, Michel Bregolin e Laura Rudzewicz. Já o segundo é assinado por Morgana Pizzi Moraes, Juliana Betemps Vaz da Silva e Michel Bregolin com o nome   "Estudo de Impacto de Vizinhança como estratégia para qualificar as diretrizes de planejamento turístico"

A seleção desses trabalhos registra importantes colaborações do grupo, motivo pelo qual parabenizamos todos os envolvidos. 

DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Fonte: ANPTUR (2024)

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

TURISMO CIENTÍFICO FOI TEMA DO RESEARCH TALKS DA UCS

O Turismo Científico foi uma das pautas de hoje do Research Talks, evento promovido pela Universidade de Caxias do Sul que visa dar a conhecer aos pesquisadores da instituição projetos e ações destacadas. 

Na ocasião o Prof. Dr. Michel Bregolin fez uma exposição sobre o tema evidenciando a trajetória da instituição na área, seu potencial no Brasil e também explicando detalhes do projeto "Turismo Científico (TC): Potencialidades e condicionantes no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC), aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Edital Universal 2023. Em breve o vídeo da apresentação estará disponível para assistir no Canal do Youtube da UCS de modo a contemplar o acesso para quem não pode participar do evento. 

Registro do Evento

Foto: Patrícia Carvalheiro Pereira

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

NID ODITT PARTICIPARÁ DE MESA SOBRE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES NA ANPTUR

Na próxima semana, o Coordenador do NID ODITT e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e Administração da UCS, Dr. Michel Bregolin, participará da mesa "Destinos inteligentes: um modelo de planejamento e gestão viável e conveniente para a América Latina?", promovida pela Red Turismo Cyted no evento anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) que será realizado na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 2 e 4 de Outubro. 

IMAGEM: ESPACIO VIAGENS (2021)

Sob coordenação dos Professores Dr. Josep A. Ivars Baidal (Universidad de Alicante - Espanha) e Dra. Jennifer C. Soares (Universidade Federal de Sergipe), mesa ocorrerá no dia 3/10, às 16 horas e 30 minutos, tendo a seguinte programação:

Dr. Josep A. Ivars Baidal (Universidade de Alicante, España). Os DTI no âmbito da difusão de políticas e modelos de gestão de destinos. A experiência espanhola.

- Dra. Jennifer C. Soares (Universidade Federal de Sergipe). Os DTI no contexto da difusão de políticas e modelos de gestão de destinos na América Latina.

- Dr. Alexandre A. Biz (Universidade Federal de Santa Catarina). Transformação digital. Perspectiva sobre soluções tecnológicas.

- Dr. Luiz Mendes Filho (Universidade Federal Rio Grande do Norte). Transformação digital. Perspectiva relacionada às empresas.

- Dr. Michel Bregolin (Universidade de Caxias do Sul) Observatórios e sistemas de informação em turismo.

- Dra. Luana Emmendoerfer (Secretaria de Turismo de Santa Catarina). Experiência DTI Santa Catarina

As inscrições são restritas a participantes do evento, podendo ser realizadas nestes link.

NID ODITT REPRESENTADO EM MESA SOBRE OBSERVATÓRIOS NA ANPTUR 2024

Na próxima semana,  o Coordenador do NID ODITT e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e Administração da UCS, Dr. Michel Bregolin, participará da mesa denominada "Vantagens e desafios de pesquisa nos Observatórios com DNA científico", a qual é promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo - RBOT no evento anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) que será realizado na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 2 e 4 de Outubro. 

A mesa ocorrerá no dia 3/10, às 14 horas, tendo participação do Prof. Carlos Eduardo Silveira (UFPR/Observatório de Turismo do Paraná/PR) como mediador e dos Professores Angela Roberta Lucas Leite (UFMA / Observatório de Turismo da cidade de São Luiz/MA); Prof. João Evangelista Dias  Monteiro (UFF / Observatório do Turismo de Niterói/RJ) e o Prof. Michel Bregolin (UCS / Observatório de Turismo da Serra Gaúcha / RS), como painelistas. 

As inscrições são restritas a participantes do evento, podendo ser realizadas nestes link.

Fonte: ANPTUR (2024)



segunda-feira, 23 de setembro de 2024

COORDENADOR DO NID ODITT PARTICIPARÁ DO RESEARCH TALKS

No próximo dia 27 de setembro o Coordenador do NID ODITT e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e Administração da UCS, Dr. Michel Bregolin, participará do Research Talks, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação com o objetivo de apresentar projetos e ações de destaque na instituição. 

Nessa ocasião o Prof. Michel apresentará o projeto de pesquisa: "Turismo Científico (TC): Potencialidades e condicionantes no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC), coordenado por ele e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Edital Universal 2023. O projeto, com duração de 3 anos, propõe desenvolver um conjunto de ações para fomentar o turismo científico nesse território que foi chancelado em 2023 como sendo de interesse mundial por causa da sua geodiversidade. Realizado no Salão de Atos da Universidade, o evento conta com transmissão on line, podendo ser acompanhado pelo canal da UCS no Youtube.

Divulgação do Evento

Fonte: UCS (2024)


quarta-feira, 18 de setembro de 2024

COORDENADOR DO NID ODITT PARTICIPA DE WEBINAR SOBRE OBSERVATÓRIOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

No próximo dia 25 de setembro, 15 horas, horário de Aysén, Chile, o Coordenador do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin, participará do webinar “TURISMO SUSTENTABLE Y CAMBIO CLIMÁTICO: Experiencias de Observatorios Turísticos en América Latina” promovido Corporación Chelenko visando discutir experiências de observatórios da América Latina com ênfase em situações relacionadas com o turismo e as mudanças climáticas. 

Além dos professor Michel, participarão como painelistas a Dra. Gissela Hernàndez Girón, do Observatorio Universitario de Turismo Sostenible y Cambio Climático de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras e o Sr. Patrcio Segura Ortiz, Coordenador do eixo Observatorio de Turismo Sustentable y Cambio Climático do projeto liderado pela Corporación Chelenko. Integrarão ainda o evento,  o Me. Mauricio Triviños Velásquez, professor e pesquisador do Instituto de Turismo da Universidad Austral de Chile (UACh) como comentarista e o  Sr. Nicolás Smith de la Carrera, responsável pela área de mudanças climáticas da Seremi Medio Ambiente, o qual será moderador do painel. As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas neste link. (observação: no campo RUT informar número do documento de identidade)

DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Fonte: Corporación Chelenko (2024)

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA SERRA GAÚCHA REALIZA NOVO HACKTON

Um novo hackaton foi promovido pelo Observatório do Turismo da Serra Gaúcha (OTUR SG) com alunos da graduação, mestrado e doutorado em Turismo da UCS

Nesse edição o foco foi avaliar a ferramenta IDENTIDADE, projetada com o objetivo de implantar uma coleta estruturada de dados sobre o perfil de demanda turística local e regional, a qual possibilitará identificar perfis de visitantes, seus comportamentos de planejamento e realização de viagens e seus níveis de satisfação com a Serra Gaúcha. 

Durante o evento os alunos elaboraram diferentes narrativas de viagens contextualizadas na Serra Gaúcha e depois passaram a registrá-las na plataforma. A partir dessa experiência, indicaram situações nas quais tiverem dificuldades em compreender as funcionalidades do sistema ou nas quais ainda perceberam pontos passíveis de aprimoramento. 

A atividade foi coordenada pelo Coordenador do Observatório, Prof. Dr. Michel Bregolin, e contou também com a participação da Dra. Luciane Todeschini Ferreiraintegrante da equipe técnica do observatório e responsável pela elaboração das propostas formativas de uso dos sistemas.  Além das observações realizadas pela Dra. Luciane com a finalidade de subsidiar a elaboração dos cursos que serão disponibilizados gratuitamente para a comunidade regional, também foram desenvolvidas outras atividades relacionadas com projetos e atividades envolvendo o observatório e que se relacionam com pesquisas em andamento do mestrado em Turismo da UCS. 

Registros do evento

Créditos: Lenita de Mattos (2024)

terça-feira, 10 de setembro de 2024

UCS APOIA CRIAÇÃO DE REDE DE INTELIGÊNCIA TURÍSTICA NA PATAGÔNIA

A Universidade de Caxias do Sul está participando da implantação de uma rede de inteligência turística na Patagônia abrangendo os estados chilenos de Aysén e de Magallanes y Antárctica Chilena, mas com perspectivas de articulação também com destinos argentinos. Essa ação é mais um resultado da cooperação internacional realizada entre a UCS e a Universidad Austral de Chile (UACh), instituição chilena líder em formação e pesquisa em turismo. 

Neste momento as ações envolvem dois pesquisadores do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da UCS (NID ODITT/UCS): o Prof. Dr. Michel Bregolin (docente dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH e Administração - PPGA e coordenador do núcleo) e o Prof. Dr. Pablo Szmulewicz (coordenador do Mestrado em Gestão e Inovação do Turismo, coordenador da Rede de Inteligência Turística da Patagônia e pesquisador visitante do NID ODITT). 

Por conta dessa colaboração o Prof. Dr. Michel Bregolin esteve na última semana em Puerto Natales, Chile, realizando reuniões, visitas de campo e ministrando a palestra “Observatórios Turísticos: experiências do Brasil” na abertura Seminário Internacional Inteligencia, Cooperación e Innovación Turística: Factores Claves para la Gestión de Destinos de la Patagonia. 

Durante sua exposição, o professor Michel compartilhou conhecimentos sobre a concepção e operação de observatórios de turismo enfocando principalmente exemplos de destinos cuja oferta turística depende de atrativos localizados em áreas naturais protegidas, caso da região de Magallanes, que tem no Parque Nacional Torres del Paine sua principal referência de divulgação e de atração de visitantes provenientes de todas as partes do mundo. 

A rede passará a ser implementada a partir de agora vislumbrando criar um observatório que monitorará não somente dados locais, mas também as condições emissivas de mercados importantes, como o próprio mercado brasileiro. Nisso, o professor Michel continuará colaborando fornecendo diretrizes para a organização e operação do Observatório, além de apoiar no monitoramento de tendências de consumo dos visitantes brasileiros. Em breve projeta-se a assinatura de um protocolo de cooperação específico visando que o NID ODITT forneça suporte em metodologias e sistemas de monitoramento para o turismo nessa região. Também deverão ocorrer outras reuniões e palestras na Região de Aysén em novembro, período em que será realizada uma missão internacional do projeto Potencialidades e Condições para o Turismo Científico no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul, coordenado pelo Prof. Dr. Michel Bregolin com o apoio do CNPq via edital Universal 2023. 




Crédito fotos: Corporación Municipal de Puerto Natales / 
Arquivo Pessoal







segunda-feira, 2 de setembro de 2024

BOLSISTA DO NID ODITT APRESENTA TRABALHO NO JOVENS PESQUISADORES

O NID ODITT foi representado pelo bolsista BIC UCS, Lucas Gelain, ontem na 32º edição do evento Jovens Pesquisadores. A apresentação do bolsista aconteceu de forma oral na sala 214 do bloco F da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa, orientada pelo professor Dr. Michel Bregolin, abordou a aplicação da metodologia MAPITUR no município de Nova Pádua - RS, trazendo a construção de uma base geoespacial da oferta turística do município, a qual será integrada com outras bases de dados do Observatório do Turismo da Serra Gaúcha. 

Os eventos XXXII Encontro de Jovens Pesquisadores e  XIV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, aconteceram simultaneamente nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2024. O NID ODITT Juniores contribui com outros quatro trabalhos que foram apresentados em formato de pôster, sendo eles:

  • Aplicação da metodologia MAPITUR no município de Flores da Cunha (RS). - Voluntária de pesquisa Keisy Letícia Morais Toniello.
  • Aplicação da metodologia MAPITUR no município de Caxias do Sul (RS). - Voluntária de pesquisa Nathália Pacheco Oliveira.
  • Medindo a sazonalidade do Turismo com dados abertos. - Voluntária de pesquisa Júlia Frizzo.
  • MAPITUR: Base de dados geoespacial da oferta turística do município de Nova Roma Do Sul (RS). - Voluntária de pesquisa Talia Francine Comin

Para acessar os trabalhos apresentados, é preciso acessar este link

REGISTROS DO EVENTO



Créditos: Thalia Ferreira (2024).


 

 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

PESQUISADORES DO NID ODITT APRESENTAM TRABALHO NO EITUR

Os pesquisadores do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin e Dra. Laura Rudzewicz apresentaram hoje, de maneira on line, o trabalho "O Papel da Mediação Científica nos Geoparques: Reflexões sobre o Turismo Científico no Geoparque Mundial UNESCO Caminho dos Cânions do Sul" no Encontro Internacional de Turismo - EITUR, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Durante a apresentação, os pesquisadores explicaram a pesquisa, a qual compõe o projeto de pesquisa "Condicionantes e Potencialidades para o Turismo Científico no Geoparque UNESCO Caminho dos Cânions do Sul" o qual conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq via Edital Universal 2023.

Esse projeto prosseguirá com outras ações até 2027, contemplando missão internacional, pesquisas em campo, realização de entrevistas com atores, produção de diagnósticos, artigos e eventos relacionados ao Turismo Científico e suas possibilidades no contexto desse Geoparque.  

REGISTROS DA APRESENTAÇÃO 

Créditos: Michel Bregolin


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

IMPRENSA CHILENA DIVULGA SEMINÁRIO QUE CONTARÁ COM PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES DO NID ODITT

Diferentes veículos de imprensa chilenos tem repercutido a divulgação do Seminário Internacional Inteligencia, Cooperación e Innovación Turística: factores claves para la gestión de destinos de la Patagonia que ocorrerá de 5 à 7 de setembro na Sala de Eventos Cormorán de las Rocas, em Puerto Natales, Chile. 

O evento busca fomentar discussões sobre a implantação de uma Rede de Inteligência Turística na Patagônia considerando especialmente as áreas protegidas ali existentes, dentre as quais destaca-se o Parque Nacional Torres del Paine, um dos mais reconhecidos da América do Sul. 

Para isso, prevê a participação de atores do setor de turismo, da gestão pública e da área de conservação ambiental do Chile e da Argentina durante os três dias do evento cuja organização é liderada pelo Prof. Dr. Pablo Szmulewicz da Universidad Austral de Chile (UACh) e pesquisador visitante do NID ODITT

Além do Prof. Pablo, o  coordenador do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin, também estará participando do evento ministrando a conferência de abertura com o tema "Observatorios Turísticos. La Experiencia de Brasil."  

Para assistir as matérias basta clicar nas imagens à seguir.  

MATÉRIA TVN (entre 21`11``e 24`40``)

FONTE: TVN CHILE (2024)


MATÉRIA ITV PATAGÔNIA
FONTE: ITV PATAGÔNIA (2024)

OFICINA COM ALUNOS DE TURISMO TESTA FERRAMENTA DO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA SERRA GAÚCHA

Na noite do dia 20 de agosto foi realizada, no Bloco F da da Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma oficina envolvendo alunos da disciplina de Projetos Turísticos do curso de Bacharelado em Turismo, bem como mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) que atuam com projetos junto ao Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Inteligência Turística e Territorial (NID ODITT).

A ação ocorreu sob orientação do professor Dr. Michel Bregolin, coordenador do NID ODITT e do Observatório do Turismo da Serra Gaúcha (OTUR SG) e responsável pela disciplina. Durante a atividade os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as funcionalidades da Ferramenta Turismômetro - Módulo Hospedagem com a finalidade de identificar possíveis falhas e sugerir melhorias. 

A oficina teve como objetivo central testar a ferramenta considerando a experiência de usuários ainda não familiarizados com a plataforma e as ferramentas desenvolvidas com metodologias próprias construídas a partir de estratégias de cruzamento de dados idealizadas pelo Professor Michel desde 2004. 

Além de verificar aprimoramentos para a ferramenta, foram também identificados elementos importantes para orientação da construção das capacitações que serão disponibilizadas gratuitamente aos usuários da Serra Gaúcha visando sua implantação e uso nos empreendimentos de hospedagem da região. 

Essa atividade serviu ainda como uma ação piloto e referência para elaboração do projeto de qualificação de mestrado do aluno José Vitor Fontoura Brandolt da Rocha envolvendo a apropriação de dados e informações gerados por observatórios considerando como caso de estudo o OTUR SG. 

A oficina marcou o inicio de uma nova etapa na implantação do OTUR SG, preparando a apresentação e disponibilização das ferramentas Turismômetro, Identidade, Destino 360º e Geotur para a comunidade da Serra Gaúcha.

REGISTROS DA OFICINA 



Créditos: Lenita de Matos (2024)