terça-feira, 10 de setembro de 2024

UCS APOIA CRIAÇÃO DE REDE DE INTELIGÊNCIA TURÍSTICA NA PATAGÔNIA

A Universidade de Caxias do Sul está participando da implantação de uma rede de inteligência turística na Patagônia abrangendo os estados chilenos de Aysén e de Magallanes y Antárctica Chilena, mas com perspectivas de articulação também com destinos argentinos. Essa ação é mais um resultado da cooperação internacional realizada entre a UCS e a Universidad Austral de Chile (UACh), instituição chilena líder em formação e pesquisa em turismo. 

Neste momento as ações envolvem dois pesquisadores do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da UCS (NID ODITT/UCS): o Prof. Dr. Michel Bregolin (docente dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH e Administração - PPGA e coordenador do núcleo) e o Prof. Dr. Pablo Szmulewicz (coordenador do Mestrado em Gestão e Inovação do Turismo, coordenador da Rede de Inteligência Turística da Patagônia e pesquisador visitante do NID ODITT). 

Por conta dessa colaboração o Prof. Dr. Michel Bregolin esteve na última semana em Puerto Natales, Chile, realizando reuniões, visitas de campo e ministrando a palestra “Observatórios Turísticos: experiências do Brasil” na abertura Seminário Internacional Inteligencia, Cooperación e Innovación Turística: Factores Claves para la Gestión de Destinos de la Patagonia. 

Durante sua exposição, o professor Michel compartilhou conhecimentos sobre a concepção e operação de observatórios de turismo enfocando principalmente exemplos de destinos cuja oferta turística depende de atrativos localizados em áreas naturais protegidas, caso da região de Magallanes, que tem no Parque Nacional Torres del Paine sua principal referência de divulgação e de atração de visitantes provenientes de todas as partes do mundo. 

A rede passará a ser implementada a partir de agora vislumbrando criar um observatório que monitorará não somente dados locais, mas também as condições emissivas de mercados importantes, como o próprio mercado brasileiro. Nisso, o professor Michel continuará colaborando fornecendo diretrizes para a organização e operação do Observatório, além de apoiar no monitoramento de tendências de consumo dos visitantes brasileiros. Em breve projeta-se a assinatura de um protocolo de cooperação específico visando que o NID ODITT forneça suporte em metodologias e sistemas de monitoramento para o turismo nessa região. Também deverão ocorrer outras reuniões e palestras na Região de Aysén em novembro, período em que será realizada uma missão internacional do projeto Potencialidades e Condições para o Turismo Científico no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul, coordenado pelo Prof. Dr. Michel Bregolin com o apoio do CNPq via edital Universal 2023. 




Crédito fotos: Corporación Municipal de Puerto Natales / 
Arquivo Pessoal







Nenhum comentário:

Postar um comentário