quinta-feira, 22 de agosto de 2024

OFICINA COM ALUNOS DE TURISMO TESTA FERRAMENTA DO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA SERRA GAÚCHA

Na noite do dia 20 de agosto foi realizada, no Bloco F da da Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma oficina envolvendo alunos da disciplina de Projetos Turísticos do curso de Bacharelado em Turismo, bem como mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) que atuam com projetos junto ao Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Inteligência Turística e Territorial (NID ODITT).

A ação ocorreu sob orientação do professor Dr. Michel Bregolin, coordenador do NID ODITT e do Observatório do Turismo da Serra Gaúcha (OTUR SG) e responsável pela disciplina. Durante a atividade os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as funcionalidades da Ferramenta Turismômetro - Módulo Hospedagem com a finalidade de identificar possíveis falhas e sugerir melhorias. 

A oficina teve como objetivo central testar a ferramenta considerando a experiência de usuários ainda não familiarizados com a plataforma e as ferramentas desenvolvidas com metodologias próprias construídas a partir de estratégias de cruzamento de dados idealizadas pelo Professor Michel desde 2004. 

Além de verificar aprimoramentos para a ferramenta, foram também identificados elementos importantes para orientação da construção das capacitações que serão disponibilizadas gratuitamente aos usuários da Serra Gaúcha visando sua implantação e uso nos empreendimentos de hospedagem da região. 

Essa atividade serviu ainda como uma ação piloto e referência para elaboração do projeto de qualificação de mestrado do aluno José Vitor Fontoura Brandolt da Rocha envolvendo a apropriação de dados e informações gerados por observatórios considerando como caso de estudo o OTUR SG. 

A oficina marcou o inicio de uma nova etapa na implantação do OTUR SG, preparando a apresentação e disponibilização das ferramentas Turismômetro, Identidade, Destino 360º e Geotur para a comunidade da Serra Gaúcha.

REGISTROS DA OFICINA 



Créditos: Lenita de Matos (2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário