Os pesquisadores do NID ODITT, Dr. Michel Bregolin (UCS) - coordenador do núcleo - e a Dra. Laura Rudzewicz (UFPEL) - pesquisadora visitante - participaram na semana passada do IV Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o tema "Geoconservação e Desenvolvimento Territorial: Realidade e Desafios".
No evento, a Dra. Laura Rudzewicz foi mediadora de Mesa sobre Geoturismo e Interpretação Patrimonial, a qual teve participação do Dr. Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN) - Coordenador Científico do Geoparque Seridó e Coordenador de Comunicação e Publicidade da Comissão de Geoparques da SBG - e do Dr. António Vieira (Universidade do Minho) - ex-presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos e membro da FUEGORED.
Além dessa participação, os pesquisadores do NID ODITT também apresentaram o trabalho "Vinculando Ciência e Turismo em territórios de Geoparque: o papel das comunidades no desenvolvimento do Turismo Científico" no Grupo de Trabalho sobre "O papel das comunidades no Desenvolvimento Territorial em Geoparques". Este trabalho foi qualificado como um dos melhores do evento e por isso será publicado em formato completo em edição especial da revista Physis Terrae.
Além de painéis e apresentações de trabalho, o evento possibilitou ainda a realização de atividades de campo para conhecimento dos novos Geoparques Unesco Quarta Colônia e Caçapava, bem como permitiu a realização de encontros para discussão de futuras parcerias entre a REDIPA - Rede Ibero-Americana de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação e a Rede Internacional de Turismo Científico (ISTN), coordenada no Brasil pelo Dr. Michel Bregolin.
Junto ao evento ocorreu também o I Encontro Brasileiro dos Geoparques Mundiais da UNESCO. Nas imagens alguns registros do evento.
MESA GEOTURISMO E INTERPRETAÇÃO PATRIMONIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário