quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

UCS E GOVERNO DO ESTADO ASSINAM CONVÊNIOS PARA INVESTIMENTO NO TURISMO REGIONAL

A Universidade de Caxias do Sul vai auxiliar na execução de quatro projetos; dois deles com recursos da Consulta Popular. Entre as iniciativas está a criação do Observatório Regional do Turismo

No dia 28 de dezembro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do RS, e Fundação Universidade de Caxias do Sul, por meio da Universidade de Caxias do Sul, assinaram convênios para execução de projetos na área do Turismo. A partir dos acordos, a UCS passa a atuar como executora em quatros iniciativas: Observatório de Turismo da Serra Gaúcha (OBSTURISMO), Plano Estratégico do Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha; Regionalização do Turismo na Serra; e Elaboração e Implementação do Plano de Sinalização Turística para a Região das Hortênsias.

Dois dos convênios foram realizados a partir da destinação de recursos provenientes da Consulta Popular. O montante de recursos gira em torno de R$ 800 mil.

  • Observatório de Turismo da Serra Gaúcha (OBSTURISMO) – Projeto busca implantar o Observatório de Turismo da Serra Gaúcha, com foco em 49 municípios da região. A iniciativa contempla viabilização da aquisição de equipamentos; definição do conjunto de indicadores para monitoramento do turismo; desenvolvimento de plataforma e sistemas acessíveis aos atores regionais; capacitação de empreendedores, de gestores públicos e de representantes do terceiro setor para uso dos sistemas e consulta aos dados e análises disponibilizados com vistas à ampliação da Gestão Baseada em Conhecimento dos Negócios e Destinos Turísticos da região de abrangência dos municípios.
  • Plano Estratégico do Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha – Projeto busca a integração regional de Produtos Turísticos da Serra, Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra, com a indicação de propostas comerciais e de comunicação para os mercados nacional e internacional.
  • Regionalização do Turismo na Serra – Elaboração de Planejamento Estratégico do turismo da Região Uva e Vinho, com ênfase na valorização da cadeia produtiva do vinho e outros setores emergentes, com destaque na Rota Turística “Termas e Longevidade”.
  • Elaboração e Implementação do Plano de Sinalização Turística para a Região das Hortênsias – Projeto que visa elaborar Plano de Sinalização turística, Projeto Executivo e Aquisição de Placas de Sinalização Turística, para os municípios integrantes do COREDE Hortênsias: Canela, Cambará do Sul, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.
Fonte: ACOM UCS (2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário