sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

NID ODITT APOIARÁ IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DO COREDE SERRA

A Diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE SERRA) definiu que a UCS, via NID ODITT, será a responsável por dar suporte a implantação do Observatório de Turismo em seu território, ação a ser viabilizada com recursos da Consulta Popular 2020/2021. Por conta disso, o conselho solicitou em janeiro que o núcleo desenvolvesse o plano de trabalho para submissão ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul já no mês de fevereiro de 2021. Frente a demanda, o NID ODITT, acompanhado pela Gerência  de Projetos e pela agência de inovação da Universidade (UCSiNOVA), elaborou um plano de trabalho prévio, o qual foi apresentado e validado junto aos atores do setor de turismo e outros interessados do Corede Serra ainda em Janeiro (foto). 

Reunião de Validação do Plano de Trabalho do Observatório de Turismo junto ao COREDE SERRA.

Crédito: NID ODITT (2021)

Mediante a validação dos participantes o núcleo procedeu ao detalhamento do plano conforme orientações recebidas do conselho e do governo estadual. Desta maneira, o projeto que será executado pela UCS a partir da liberação de recursos pelo governo do estado*, prevê a aquisição de equipamentos, a definição de indicadores e o desenvolvimento e disponibilização de sistemas** para uso por parte de empresas de turismo, de gestores municipais e de entidades do setor com o intuito de monitorar de forma integrada o turismo na região. Contempla ainda capacitação dos atores regionais para uso dos sistemas e adoção de técnicas de monitoramento, assim como o reconhecimento de boas práticas de monitoramento do turismo e de Gestão do Turismo Baseada em Conhecimento. O projeto do Observatório de Turismo foi concebido de forma integrada com outros projetos que serão executados pela UCS no COREDE SERRA e que também envolvem pesquisadores do NID ODITT, como o Circuito Integrado de Turismo e o Observatório das Cidades. Prevê ainda a sua compatibilização com outras ações em planejamento envolvendo os demais Coredes da Serra Gaúcha e o Programa Inova RS. Ao longo dos próximos meses ações preparatórias para a execução do projeto serão desenvolvidas via NID ODITT e divulgadas junto a comunidade. 

* Prevista para 2021, mas sem data definida. 

** Sistemas para registro e quantificação de fluxos de visitantes, registro e monitoramento do perfil da demanda, monitoramento de condições de sustentabilidade do turismo nos 32 municípios do COREDE SERRA, diretório centralizado sobre estudos de turismo com abrangência no território do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário